quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Surgimento da Pop Art

Pop Art é uma abreviação do termo inglês "popular art" (arte popular). Não significa arte feita pelo povo, mas produzida para o consumo de massa.

Movimento principalmente americano e britânico, sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos. Com raízes no dadaísmo de Marcel Duchamp, a Pop Art começou a tomar forma no final da década de 1950, quando alguns artistas, após estudar os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em tema de suas obras.
Representavam, assim, os componentes mais ostensivos da cultura popular, de poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade do século XX. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava a cena estética desde o final da segunda guerra. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade.

5 comentários:

Caio, Alessandra, Rafael disse...

Foi muito interessante o bloegeiro colocar a popart como um movimento com grande intensidade nos EUA.Essa posição é relacionada com o contexto de guerra fria.Uma tendência artítica, que a temática eé o consumo popular.

Advogada Criativa disse...

Parabéns, o blog de vocês apresenta muito bem o tema em questão e consegue transmitir o que é a pop art.
Alessandra e Márcia 3C

Hanna Heid, Karine Alencastro e Matheus Sanches. disse...

"Não significa arte feita pelo povo, mas produzida para o consumo de massa.". E possuem até mesmo apelos para que haja o consumo como usar a nudez e pessoas famosas, sendo este movimento, um ciclo vicioso.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acho muito interessante esse tipo de arte em que se pega objetos do cotidiano e assim cria-se em um objeto de reflexão. Muito boas as fotos que vocês botaram, o blog esta com bastante opções,
parabens pelo blog.

João Aurélio e Gabriel Fujita